Trump admite tropeço republicano nas urnas após derrotas em três estados
Presidente atribui resultados negativos à paralisação do governo e à própria ausência na disputa

Foto: Divulgação/Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quarta-feira (5) que as recentes eleições estaduais representaram um revés para o Partido Republicano. Em reunião com senadores da legenda na Casa Branca, o mandatário avaliou o desempenho do grupo após as derrotas em Virgínia, Nova Jersey e Califórnia.
“Eu não acho que foi bom para os republicanos; eu não acho que foi bom, eu não tenho certeza se foi bom para ninguém”, afirmou Trump, acrescentando que “tivemos uma noite interessante, e aprendemos muito, e vamos falar sobre isso”.
Segundo o presidente, fatores como a paralisação do governo e sua ausência na disputa influenciaram os resultados. “Eu acho que se você ler as pesquisas, a paralisação do governo foi um grande fator, negativo para os republicanos, e isso foi um grande fator, e eles dizem que o fato de eu não estar na cédula foi o maior fator”, declarou.
As falas marcam a primeira manifestação pública de Trump após os republicanos registrarem perdas significativas nas urnas. O presidente afirmou que pretende discutir com os parlamentares os efeitos do resultado e as estratégias legislativas do partido diante do novo cenário político.


