• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump ameaça Brics com taxações de 100% caso o dólar americano seja substituido em transações comerciais

Trump ameaça Brics com taxações de 100% caso o dólar americano seja substituido em transações comerciais

O presidente eleito dos Estados Unidos fez o comunicado no sábado (30), através de uma rede social

Por Da Redação
Ás

Trump ameaça Brics com taxações de 100% caso o dólar americano seja substituido em transações comerciais

Foto: Alan Santos /PR

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou as redes sociais no sábado (30) para comunicar que deve impor uma taxa de 100% aos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) caso o bloco realize a substituição do dólar americano por outra moeda nas transações comerciais.

"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana", publicou Trump, na Truth Social.

A Truth Social é uma rede criada pelo próprio presidente após ter sido banido do antigo Twitter. A proposta do Brics é criar uma moeda que torne os países menos dependentes do câmbio americano durante as transações internas.

O Brasil é um dos principais idealizadores da proposta, que apoia a movimentação de fortalecer o banco dos Brics, que atualmente é presidido pela ex-presidenta Dilma Roussefff.

Além dos países que já fazem parte do grupo e inclusive estão presentes na sigla que compõe o nome, existem outros países emergentes que são acolhidos pelo movimento, são eles: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Os membros do bloco ainda não se manifestaram sobre a ameaça de Trump.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.