Trump anuncia tarifa de 25% sobre importação de aço e alumínio; Brasil estuda retaliação
Após o petróleo, ferro e aço são os principais produtos exportados pelo país aos EUA
Foto: Divulgação/White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que anunciará nesta segunda-feira (10) uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço. Questionado por jornalistas se a medida também valeria para o alumínio, ele confirmou.
Embora Trump não tenha citado nenhum país, o Brasil pode estar entre os afetados. Após o petróleo, o ferro e o aço foram os principais produtos exportados pelo Brasil aos EUA em 2024, representando 14% das vendas para o país.
Outro setor impactado pode ser o de aeronaves, que representaram 6,7% das exportações brasileiras aos EUA no último ano, com destaque para a Embraer.
LEIA MAIS: Grupo de 79 países, incluindo Brasil, critica sanções de Trump a Tribunal Penal Internacional
>Confira as perdas e ganhos que o Brasil pode ter com a guerra comercial de Trump
Atualmente, os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China.
Diante da declaração de Trump, o governo brasileiro, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, avalia medidas para reagir a uma possível elevação das tarifas.
No primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importados. Na época, o Instituto Aço Brasil alertou que a taxação poderia levar ao desligamento de fornos e demissões no setor siderúrgico.
Mais tarde, no entanto, o governo norte-americano revogou as tarifas para produtos do Brasil e de parceiros como Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.