Trump declara que está “irritado” com Putin e ameaça novas taxas à Rússia
Presidente disse que providências podem ser empregadas se Moscou impedir um acordo de cessar-fogo na Ucrânia

Foto: Isac Nóbrega\PR
O presidente Donald Trump disse que está “irritado” com o presidente russo Vladimir Putin, dizendo à NBC News em uma entrevista por telefone no último sábado (29) que ele poderia colocar tarifas extras sobre o petróleo russo, se Putin não cooperasse nos ajustes em curso para finalizar a guerra na Ucrânia.
“Fiquei muito irritado quando Putin começou a mexer na credibilidade de Zelensky, porque isso não está indo para o lugar certo, entende?” Trump declarou na entrevista com a apresentadora do “Meet the Press” Kristen Welker, que narrou mais sobre o debate neste domingo (30).
Trump se referiu a Putin ao debater a demanda, em sua opinião, de uma nova liderança na Ucrânia.
“Mas uma nova liderança significa que você não terá um acordo por um longo tempo, certo?”, declarou o presidente dos EUA.
Trump alertou que a falha em chegar em uma decisão poderia suceder em tarifas secundárias.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia — podendo não ser — mas se eu achar que foi culpa da Rússia, vou colocar tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, prosseguiu ele.
Quando foi perguntando se conversaria com Putin esta semana, Trump afirmou: “Sim”. Ele também disse à apresentadora que o líder do Kremlin sabe de que ele está irritado.