Trump diz que acordo de paz entre Rússia e Ucrânia está no estágio final
Presidente se reuniu com presidente russo no sábado (27), e com ucraniano neste domingo (28)

Foto: Divulgação/Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste domingo (28), que Rússia e Ucrânia estão nas últimas negociações para implementação de um acordo de paz entre os dois países.
O pronunciamento de Trump ocorreu momentos antes dele receber o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Flórida para discutir sobre um possível cessar-fogo.
Segundo Trump, não existe um prazo definido para decidir o acordo de paz entre os países, mas a proposta prevê que os ucranianos sejam beneficiados economicamente com a medida.
Antes da reunião, Zelensky, inclusive deixou claro que pretendia discutir com Trump o futuro da região de Donbas, no leste da Ucrânia, além de outros temas ligados à segurança do país, mas se recusou a responder questionamento de jornalistas a cerca da possibilidade de conceder território à Rússia.
No sábado (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que continuará a guerra caso a Ucrânia não busque um acordo rápido. Trump, por sua vez, alega que conversou com Putin, em uma ligação telefônica "muito produtiva", ainda neste domingo.
O Kremlin disse que Trump e Putin concordaram em não apoiar a proposta europeia de um cessar-fogo temporário antes de um acordo definitivo. O governo russo, inclusive, afirmou que a Ucrânia precisa tomar uma “decisão ousada” sobre os territórios em disputa entre os dois países.


