• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Trump eleito nos EUA, novo bloqueio no Orçamento de 2024 e chuvas causam mortes em Salvador e RMS; confira retrospectiva de novembro
Brasil

Trump eleito nos EUA, novo bloqueio no Orçamento de 2024 e chuvas causam mortes em Salvador e RMS; confira retrospectiva de novembro

Confira os principais fatos do mês em 2024

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Trump eleito nos EUA, novo bloqueio no Orçamento de 2024 e chuvas causam mortes em Salvador e RMS; confira retrospectiva de novembro

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira. 

As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos. 

Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano. 

Confira os principais acontecimentos de novembro: 

 

Brasil 
Lei que cria cadastro nacional de condenados por crimes sexuais é sancionado 

A lei que institui o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais, como estupro e exploração sexual infantil foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A publicação foi feita edição do Diário Oficial da União do dia 28 de novembro.

O objetivo da proposta é prevenir novos crimes. O cadastro terá o nome e o CPF dos condenados, ainda na primeira instância e permitirá consulta pública. As informações das vítimas continuarão em sigilo.

Novo bloqueio no Orçamento de 2024 atinge Educação 

Um bloqueio de R$ 5,5 bilhões no Orçamento de 2024 foi divulgado pelo governo federal no dia 30 de novembro. No total, 21 ministérios tiveram recursos bloqueados. As pastas de Educação, Cidades e Transportes são as pastas mais afetadas, com cerca de R$ 1 bilhão bloqueado em cada uma. 

A medida é um mecanismo do arcabouço fiscal, que permite o ajuste de despesas que estejam crescendo acima do limite permitido. Essa contenção de despesas é feita no orçamento em execução, cujos recursos ficam indisponíveis para uso pelos ministérios.

Bahia
Garota de 12 anos que desapareceu ao cair em bueiro em Dias D'Ávila é sepultada na Bahia

O corpo da adolescente de 12 anos que morreu após cair em um bueiro em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, foi enterrado no Cemitério Público Municipal Bosque da Paz, no dia 30 de novembro. 

A menina desapareceu no dia 27 de novembro após cair em um bueiro durante as fortes chuvas que atingiam o município, quando voltava da escola. 


 

Homem é condenado a 36 anos de prisão por matar enteado de dois anos na Bahia

Um homem foi condenado a 36 anos de prisão por matar o enteado de dois anos asfixiado, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O crime aconteceu em 22 de outubro de 2022. 
O julgamento contou com sete jurados, que votaram a favor da condenação de Paulo Henrique da Silva Júnior, que já está no Conjunto Penal de Brumado e vai cumprir a pena na mesma unidade.

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o homicídio foi agravado por motivo torpe, quando a vítima não tem condição de se defender. Na ocasião, a vítima identificada como Cauã Lorenzo Silva Santos estava sob cuidados do padrasto, que o asfixiou.

Salvador 

Jovem soterrado em Salvador é encontrado morto 48 horas após deslizamento de terra

O corpo do jovem Paulo Andrade, de 18 anos, foi encontrado 48 horas após um deslizamento de deslizamento de terra no bairro da Saramandaia, em Salvador, no dia 27 de novembro. 

No momento do deslizamento, Paulo estava em casa com a mãe, Diane Andrade, 32 anos, e o irmão, Marcelo Heitor, de seis. Além da família, um vizinho de 30 anos, Adriano Santos, também foi soterrado. 

Racismo ambiental 

Entra ano e sai ano, os períodos de fortes chuvas em Salvador são marcados pelo mesmo cenário: enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nos bairros mais pobres da cidade. 

Além de reforçar o racismo ambiental – caracterizado pelas injustiças sociais e ambientais que afetam de forma sistemática populações mais vulneráveis – esses casos alertam para a necessidade de o poder público adotar medidas mais efetivas para prevenir as tragédias causadas todos os anos pelas chuvas no município. 

Em entrevista ao Farol da Bahia, o arquiteto e urbanista Marcos Antônio Pinto Guerra explicou que a intensidade das chuvas tem efeitos consideráveis em Salvador, uma vez que a cidade tem uma topografia irregular, com destaque a falha geológica que deu origem ao relevo em degraus, separando fisicamente a Cidade Alta da Cidade Baixa.

Mundo 

Trump eleito nos EUA

republicano Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos com 49,9% dos votos. No primeiro discurso após projeções o apontarem como o próximo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump disse que vai curar o país, pediu união e destacou o que chamou de "surgimento de uma nova estrela": o bilionário Elon Musk, um de seus maiores apoiadores da campanha.

Trump falou à nação por aproximadamente 20 minutos em West Palm Beach, na Flórida, estado que antes era um estado-pêndulo e que se consolidou, no atual pleito, como um bastião republicano.

"É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união", disse ele ao celebrar o que chamou de "vitória política" sem precedentes, mesmo antes da divulgação do resultado oficial. "Nós alcançamos a coisa política mais incrível, uma vitória política que nosso país nunca viu antes."

O republicano afirmou que os resultados lhe deram um "grande sentimento de amor" e que a nação lhe deu "um mandato poderoso". Afirmando ter conquistado a maior parte voto popular, além de ter vencido no Colégio Eleitoral, Trump disse que os resultados significaram "uma nova era de ouro" para os EUA.

Relatório aponta que Liam Payne caiu do terceiro andar ao tentar fugir de quarto de hotel

Um relatório divulgado, no dia 26 de novembro, após a morte de Liam Payne, ex-integrante do One Direction, revelou detalhes do incidente ocorrido no Hotel CasaSur Palermo, em Buenos Aires, no dia 16 de outubro. Segundo informações do New York Post e do TMZ, o cantor estava tentando fugir do quarto 310, no terceiro andar, momentos antes de cair e morrer.

De acordo com o documento, a equipe do hotel sabia que Payne havia ameaçado usar a sacada como rota de fuga. Um funcionário ligou para o 911 pouco antes da queda, alertando: "Não sei se a vida dele pode estar em perigo. Ele está em um quarto com sacada, e, bem, estamos com um pouco de medo...", conforme transcrição obtida pelo TMZ.

Segundo o Ministério Público local, ele morreu instantaneamente devido a fraturas no crânio, múltiplos traumas e hemorragias internas e externas. 

Diddy tem pedido de fiança negado pela terceira vez em caso de tráfico sexual

E o processo de Sean “Diddy” Combs se estende por meses. Em novembro, a Justiça dos Estados Unidos negou pela terceira vez o pedido de fiança. Com isso, o artista segue preso até o julgamento para as acusações de agressão e violência sexual. 

A justificativa para a decisão se deu ao risco de manipulação de testemunhas e o comportamento violento de Diddy, segundo autoridades. Além disso, ele descumpriu regras enquanto estava sob custódia, pagando outros detentos para usar seus códigos de acesso telefônico e fazer ligações para números não autorizados em sua lista de comunicação. 

Imagens:

Corpo de Bombeiros da Bahia
Reprodução
Reprodução

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário