Trump ordena posicionamento de submarinos nucleares em resposta a ameaças da Rússia
Decisão do presidente norte-americano ocorre após troca de ameaças do ex-presidente russo Dmitry Medvedev; Rússia e China iniciam exército naval militar anual

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca/Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o posicionamento de dois submarinos nucleares norte-americanos após uma troca de ameaças do ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev. A movimentação entre as grandes potências ocorreu nesta sexta-feira (1º).
"Com base nas declarações altamente provocativas do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso", disse Trump, sem especificar para onde os equipamentos militares foram enviados.
Ambos os países possuem os maiores estoques de armas de destruição em massa do mundo. As farpas começaram quando Medvedev criticou a tarifa dos EUA contra países que negociam com a Rússia. Para o ex-presidente e atual membro do Conselho de Segurança russo, a decisão leva as duas nações a uma guerra.
Após a declaração, Trump disse que o ex-presidente estava entrando em um "território muito perigoso", além de chamar Medvedev de "fracassado". Com isso, o membro do Conselho de Segurança russo ainda respondeu com outra ameaça, ao mostrar uma arma nuclear russa considerada "apocalíptica".
Exercício naval militar anual
Em meio à polêmica com os Estados Unidos, a Rússia iniciou seu exercício naval militar com a China, realizado anualmente desde 2021. Esta atividade militar conta com navios de guerra, contratorpedeiros, embarcações de resgate e fuzileiros navais russos e chineses.
O exercício conjunto, realizado anualmente desde 2012, é denominado "Joint Sea" e deve acontecer até o próximo dia 5 de agosto, perto da cidade de Vladivostok.