TSE abre código-fonte de urna eletrônica para inspeção pública nesta quarta (4)
Sistema ficará disponível para testes, em tempo integral, até a véspera das eleições de 2024
Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai abrir, nesta quarta-feira (4), o código-fonte da urna eletrônica para inspeção pelas entidades fiscalizadoras. A solenidade terá início às 10h e será conduzida pelo presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes.
A abertura do código-fonte da urna tem o objetivo de reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como com o fortalecimento da democracia. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Julio Valente, também participará do evento, que ocorrerá no Auditório I na sede do TSE, em Brasília.
A abertura do código-fonte da urna eletrônica é um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral que acontece regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição.
Divulgação do código-fonte
O código-fonte será aberto faltando um ano e dois dias para as Eleições Municipais de 2024 e ficará disponível, em tempo integral, em uma sala de vidro no subsolo do TSE até a fase de lacração dos sistemas, nas vésperas do pleito. Ao longo desse período, instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, mediante agendamento prévio, inclusive com acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica.
Eventuais inconformidades nas urnas devem ser apresentadas ao TSE, que deverá corrigi-las e demonstrar os ajustes realizados. É importante destacar que todas as alterações realizadas nos sistemas são rastreáveis e ficam disponíveis para verificação das entidades fiscalizadoras.