TSE desmente Bolsonaro após comentário sobre apuração das eleições
Tribunal classificou a declaração como "boato"
Foto: Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma publicação, na noite desta quinta-feira (22), desmentindo fala do presidente Jair Bolsonaro de que "a apuração dos votos é feita por meia dúzia de pessoas, de forma secreta" ´[veja aqui]. Bolsonaro fez comentário em live, ao defender PEC do voto impresso, na noite desta quinta.
Na publicação feita em sua página oficial, o TSE afirma que "processo de apuração é realizado pela urna eletrônica antes da transmissão de resultados, que ocorre por uma rede de transmissão de dados criptografados". Esclarecendo que, ao chegar ao Tribunal, a autenticidade dos votos é verificada e iniciada a soma dos votos.
"Portanto, o resultado definitivo de cada urna sai impresso e é tornado público após a votação, e ele pode ser facilmente confrontado, por qualquer eleitor, com os dados divulgados pelo TSE na internet, após a conclusão da totalização. Os partidos e outras entidades fiscalizadoras também podem solicitar todos os arquivos das urnas eletrônicas e do banco de dados da totalização para verificação posterior.", completa.
Sobre os votos serem auditáveis, o TSE esclarece que "o sistema eletrônico é auditável antes, durante e depois" e que é utilizado há mais de 25 anos, sem nenhuma comprovação de fraudes.