TSE manda excluir postagens que ligam Lula a Suzane von Richtofen
Outra decisão ordena remoção de posts que ligam candidato à invasão de igrejas
Foto: Agência Brasil
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri, determinou que o Twitter remova diversas postagens que associam o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Suzana Von Richthofen, que foi condenada pelo assassinato dos próprios pais. A magistrada atendeu a pedido feito pela coligação Brasil da Esperança.
Na publicação, Lula aparece em uma foto ao lado de uma mulher vestida de vermelho com o rosto de Richthofen inserido por meio de uma montagem. A coligação destacou que a publicação resultou em uma alta 120% nas buscas pelos termos Lula e Suzane Von Richthofen, embora diversas agências de checagem já tenham desmentido a imagem e confirmado que a pessoa na foto é, na verdade, a ex-assessora parlamentar Patrícia Lélis.
Na decisão, a ministra afirmou que a publicação possui o “deliberado propósito de induzir o eleitor a erro e de desconstruir a imagem de determinada candidatura a partir de conteúdo indubitavelmente mentiroso”. Ela ordenou que o Twitter remova as publicações em 24 horas de oito perfis diferentes. Além disso, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, determinou a remoção de publicações que associam Lula à invasão de igrejas e à perseguição de cristãos. Uma das postagens foi feita no perfil verificado do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Twitter.