Eleições

TSE manda tirar do ar site de Lula que se passa por agência de checagem

Decisão atende pedido da coligação do presidente Jair Bolsonaro

Por Da Redação
Ás

TSE manda tirar do ar site de Lula que se passa por agência de checagem

Foto: Ricardo Stuckert

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri, mandou tirar do ar o site "verdadenarede.com.br", criado pela campanha do ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para rebater fake news. Em decisão na última segunda-feira (9), a magistrada afirmou que a página é apresentada como uma agência de checagem, sem referências claras de que está ligada à campanha petista.

A decisão atende a um pedido da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seu despacho, a ministra considerou a conduta dos organizadores do site "grave", pois induz o cidadão a erro ao não deixar claro que se trata de um material de campanha, e não jornalístico.  "Ao contrário da transparência, da lealdade e da boa-fé, vislumbro deliberada construção do sítio para dar a falsa aparência de uma agência independente e neutra de checagem de fatos, com a consequente submissão do usuário e da usuária à propaganda eleitoral sem seu conhecimento, seu consentimento ou mesmo sem sua filtragem ideológica", afirma Bucchianeri.

Na página onde os visitantes do site podem fazer o cadastro para receber materiais por aplicativos de mensagens, a plataforma anuncia que o usuário pode se tornar "voluntário no combate às fake news". A área de inscrição não cita nominalmente o presidenciável do PT, mas ao acessar o link "política de uso de dados", o usuário é encaminhado para um site oficial de Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.