TSE multa Bolsonaro em R$ 20 mil por divulgar fake news durante as eleições
Além da multa, o TSE também determinou a retirada do vídeo do ar.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi multado em R$ 20 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por divulgar, durante a sua campanha eleitoral do ano passado, um vídeo sobre o chamado "kit gay". A peça foi veiculada no canal “Lulaflix”, que foi criado pela equipe de Bolsonaro para criticar o então candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
A ação foi apresentada pela equipe do presidente Lula, que acusou Bolsonaro de utilizar a página na internet para propagar fake news. Além da multa, o TSE também determinou a retirada do vídeo do ar. Atualmente, o canal já não está disponível no YouTube.
O vídeo, intitulado “kit gay causa polêmica”, fazia associação do PT com uma suposta distribuição do material. O assunto, que é alvo de polêmica há mais de uma década, teve origem em 2010, quando um material elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) foi criado com o intuito de combater a homofobia dentro das escolas.
O relator do caso foi o ministro Floriano de Azevedo Marques. A posição dele foi acompanhada pela maioria dos ministros. O único a divergir foi Raul Araújo, que não concordou com o valor da multa.
Durante o julgamento, a defesa da coligação de Bolsonaro defendeu o arquivamento da ação diante do fim do pleito e citou que a campanha de Lula também criou um site chamado “Bolsoflix”.