TSE pede que PTB devolva verba paga a Roberto Jefferson; veja
Ministros entenderam que partido não apresentou documentação suficiente
Foto: Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) devolva a verba paga ao ex-deputado federal Roberto Jefferson, que presidiu a sigla até ser afastado por ordem da Justiça no ano passado. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Em 2021, a Corte Eleitoral apontou que o partido, sem apresentar documentação suficiente, pagou R$ 1,4 milhão em 2016 a dirigentes partidários por meio de recibos de pagamento autônomo, sem contrato ou ato administrativo relativo, sendo que R$ 192 mil foram pagos a Jefferson. Naquele ano, ele retornou à presidência do partido após um período afastado em decorrência do cumprimento de pena no processo do mensalão.
Jefferson voltou a ser preso no último domingo (23), ocasião em que atirou contra policiais federais que tinham ido cumprir mandado expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ao decidirem pela rejeição das contas do PTB, os ministros consideraram que os pagamentos por meio do recibo de autônomo são incompatíveis com "o princípio da economicidade" que deve reger esse tipo de relação e que não houve detalhamento das atividades feitas pelos dirigentes. O partido, no entanto, ainda recorre na Corte.