TSE realiza cerimônia de lacração dos sistemas das urnas eletrônicas nesta sexta (2)

Esta é uma das etapas finais do processo de preparação dos equipamentos para as eleições

Por Da Redação
Ás

TSE realiza cerimônia de lacração dos sistemas das urnas eletrônicas nesta sexta (2)

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta sexta-feira (2) a cerimônia de lacração dos sistemas a serem utilizados nas urnas eletrônicas que estarão nas eleições de 2022, em outubro. Após assinatura, os programas serão selados digitalmente e fisicamente e serão guardados na sala-cofre da Corte.  

A previsão é de que acontece as 10h a solenidade, regida com a presença do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Ao longo desta semana, uma equipe com 10 técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) compilou os programas do sistema eletrônico de votação para averiguar a integridade e funcionamento dos aparelhos.

Agora, são assinados e lacrados os programas relacionados ao Sistema Transportador, que é o responsável por transmitir os dados registrados nas urnas ao mecanismo de totalização de votos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além de ao conjunto de softwares da urna eletrônica que serão utilizados nas eleições.

A cerimônia é uma das últimas etapas do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turno, que estão marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário