TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif
Corte vai se reunir na próxima terça-feira (30)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará na próxima terça-feira (30) o julgamento da ação que pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Jorge Seif Júnior (PL). O julgamento havia sido adiado devido à ausência do relator do processo, ministro Floriano de Azevedo Marques.
A ação, proposta pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), alega abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022, quando Seif foi eleito. Entre as acusações estão a recepção de doações não declaradas do empresário Luciano Hang, dono da Havan, e o uso de recursos e estrutura das Lojas Havan em benefício da campanha.
Outra questão investigada é o suposto financiamento de propaganda eleitoral por uma entidade sindical durante um evento no município de São João Batista (SC).
Apesar de negar as acusações, o Ministério Público concorda com a cassação, porém sugere a realização de uma eleição suplementar, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2023.
Jorge Seif afirma acreditar na manutenção de seu mandato, enquanto Luciano Hang nega ter feito doações não declaradas ou cedido recursos para a campanha do senador.