TSE vai editar norma para combater fraude em cota de gêneros

Medida foi anunciada nesta quinta (17) pelo ministro Alexandre de Moraes

Por Da Redação
Ás

TSE vai editar norma para combater fraude em cota de gêneros

Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que vai editar uma norma para combater a fraude de gênero nas eleições de 2024. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17), pelo ministro Alexandre de Moraes, após o tribunal julgar outros dois casos sobre a questão. 

Na sessão, Moraes disse que o TSE vai aprovar uma súmula nas próximas semanas, para padronizar os julgamentos para as eleições. O documento terá a jurisprudência sobre a matéria e vai auxiliar a Justiça Eleitoral a combater as fraudes. 

As fraudes acontecem por meio de candidaturas fictícias de mulheres, onde os nomes são registrados para concorrer às eleições, mas não há campanha efetiva e repasses de recursos do fundo eleitoral para campanha.

A descoberta vem após denúncia apresentada por adversários políticos e por meio da comprovação de votação ínfima no pleito. Em alguns casos, candidatas não obtiveram nenhum voto na eleição e ainda realizaram campanha para outros candidatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário