• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Tuíte de Donald Trump teria incitado invasão ao Capitólio, segundo comissão
Mundo

Tuíte de Donald Trump teria incitado invasão ao Capitólio, segundo comissão

Ato foi executado por apoiadores do ex-presidente em 6 de janeiro de 2020

Por Da Redação
Ás

Tuíte de Donald Trump teria incitado invasão ao Capitólio, segundo comissão

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma publicação do ex-presidente Donald Trump no Twitter teria mobilizado apoiadores de extrema-direita para ir à capital dos Estados Unidos, Washington, no dia da invasão do Capitólio, sede do Congresso americano, segundo um comitê parlamentar.

Trump fez a postagem após "a reunião mais louca de sua presidência", disse um parlamentar que integra a comissão. Na ocasião, o ex-presidente americano fez um apelo aos seus apoiadores, apesar de ouvir repetidamente de assessores que havia perdido a eleição presidencial de 2020 para Joe Biden.

A reunião foi interrompida por assessores, bem como pelo então advogado da Casa Branca Pat Cipollone. A discussão durou horas e Cipollone disse ter sido atacado "verbalmente", mas que continuou "resistindo". O encontro terminou depois da meia-noite com a rejeição da ideia de apreensão de urnas. O tuíte de Trump, enviado às 01h42, dizia a seus apoiadores: “Estatisticamente impossível ter perdido a eleição de 2020. Grande protesto em [Washington] DC em 6 de janeiro. Esteja lá, será louco’”.

A investigação acusa Trump de tentar dar um golpe para permanecer no poder. O Capitólio foi invadido em 6 de janeiro de 2021, quando os parlamentares se reuniram para certificar formalmente a vitória de Biden. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.