Tumba romana de 2 mil anos é descoberta na Turquia
A Tumba pertence ao período Romano e Bizantino e é protegida por duas cabeças de touro
Foto: Ad?yaman Museum
O Museu de Adıyaman anunciou, nesta segunda-feira (20), a descoberta de uma tumba romana na antiga cidade de Tharsa, que abriga 60 túmulos previamente desenterrados, na Turquia.
Com cerca de 2.000 anos, a Tumba pertence ao período Romano e Bizantino e apresenta uma decoração de guirlanda na entrada, com uma roseta no centro, além de duas cabeças de touro (bucrânio).
As escavações na área do cemitério começaram em 2024, e, recentemente, arqueólogos descobriram dois túmulos adicionais de rochas. Mustafa Çelik, vice-diretor do Museu de Adıyaman, explicou que o local é composto por três áreas arqueológicas principais: Grande Montículo, Pequeno Montículo e Área da Necrópole.
Segundo os arqueólogos, as cabeças de touro estavam na tumba por simbolizarem uma ajuda ao dono da tumba, para este se livrar dos espíritos malignos. O touro era o animal simbólico do deus Júpiter e representava poder, força e imprevisibilidade.
“Esta tumba, que consiste em um espaço principal e três arcossólios, tem 2 figuras de cabeça de touro na parte superior da entrada, que chamávamos de bucrânios nos tempos antigos. Na parte central das cabeças de touro, há decorações chamadas guirlandas e rosetas. Continuamos nossos esforços para tornar esta região um centro de atração turística", diz Çelik em comunicado.