Turismo: Bahia lidera o ranking de estados mais vendidos em 2024 do Anuário Braztoa!

Anuário Braztoa 2025 revela os destinos campeões de venda e aponta novas tendências de viagem

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Turismo: Bahia lidera o ranking de estados mais vendidos em 2024 do Anuário Braztoa!

Foto: Ascom

Quais foram os destinos escolhidos dos brasileiros em 2024? Quais lugares estão se consolidando como escolhas certeiras — e quais começam a despontar como as novas promessas do turismo? Essas e outras respostas estão no Anuário BRAZTOA 2025, lançado nesta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Realizado com a consultoria da SPRINT Dados, o estudo oferece um panorama completo da comercialização de viagens no Brasil e no exterior pelas operadoras no Brasil, com análise e retrato do cenário econômico, do comportamento de consumo e tendências de mercado no segmento de turismo de lazer.

Em 2024, as operadoras associadas à Braztoa movimentaram R$ 22,09 bilhões em faturamento, com 9,81 milhões de embarques. O anuário também traz informações sobre o perfil dos tipos de produtos adquiridos, as formas de pagamento mais utilizadas, o nível de personalização dos roteiros, entre outras informações.

“Os dados de 2024 mostram a força e o alcance das operadoras de turismo no Brasil, responsáveis por conectar milhões de pessoas a experiências completas e seguras, tanto dentro quanto fora do país. Esses números refletem não apenas a robustez do setor, mas também a confiança que os viajantes depositam nas operadoras para transformar sonhos em realidade, e viagens em experiências incríveis.” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa 

Os destinos mais vendidos no Brasil e no mundo

O estudo apresenta rankings com TOP 10 segmentados com os países, cidades e atrações internacionais mais vendidas, além de cidades, estados e atrações nacionais. E ainda apresenta uma lista com os destinos emergentes, aqueles que não estão no topo das vendas, mas vêm crescendo de forma expressiva e atraindo a atenção dos viajantes.

Turismo Nacional – O Brasil como grande protagonista

Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024. Um número que comprova a força do turismo doméstico e consolida o país como grande protagonista das escolhas de viagem dos brasileiros.

As escolhas dentro do Brasil mostram a diversidade do país, que combina ícones consagrados do turismo, belezas naturais de Norte a Sul, com destinos que equilibram e conectam os viajantes com experiências de lazer, cultura, natureza e entretenimento.

Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º), em Santa Catarina, e o Beach Park (2º), no Ceará, seguem como os preferidos, oferecendo muita diversão e entretenimento, combinadas com sol e mar.. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer com múltiplos destinos e serviços a bordo. Seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os tours pelas praias (6º)Jalapão (7º)resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.

Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) lidera o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º)Maceió (3º)São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º). Na sequência, estão Salvador (6º)Fortaleza (7º)Recife (8º)Praia do Forte (9º) e Natal (10º), uma diversidade que reforça a diversidade de experiências oferecidas pelo país, com sol, mar, história e cultura local, e mostram como o turismo nacional combina diferentes tipos de vivências, do ecoturismo ao conforto da hotelaria e à imersão cultural nas cidades.

No recorte por estado, a Bahia (1º)Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º)São Paulo (5º)Ceará (6º)Rio Grande do Sul (7º)Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º).

O estudo ainda apontou os chamados “destinos emergentes”, que são aqueles que ainda não figuram entre os mais vendidos, mas vêm registrando crescimento acelerado e ganhando cada vez mais espaço na escolha dos viajantes. No Brasil, os destaques foram Belém do Pará (1º)Ipojuca (2º)Cumbuco (3º)Bonito (4º)Gramado (5º)Aracaju (6º)Campina Grande (7º) e Pipa (8º). Esses destinos indicam tendências de consumo que podem se consolidar nos próximos anos.

As escolhas de viagem dos brasileiros em 2024 evidenciam a amplitude e a riqueza da oferta turística nacional. Entre atrações, cidades e estados mais vendidos, figuram 12 unidades da Federação, abrangendo desde ícones de sol e mar até destinos de natureza exuberante, roteiros culturais, grandes centros urbanos e experiências de entretenimento. Quando se somam os destinos emergentes mais citados, o mapa turístico se expande para as cinco regiões do Brasil, revelando um cenário plural e dinâmico, com interesse crescente por novas rotas e vivências autênticas. Essa capilaridade nas escolhas dos viajantes reafirma o papel estratégico do turismo doméstico na geração de renda local, na valorização das identidades regionais e na sustentação de uma malha de serviços que beneficia destinos de perfis variados em todo o país

Turismo Internacional – EUA na frente, mas Europa e Ásia ganham terreno

Com embarques internacionais representando quase 40% das viagens comercializadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024, o interesse por destinos no exterior segue aquecido — e cada vez mais diversificado. Os Estados Unidos mantêm a liderança no gosto dos brasileiros, mas destinos europeus e asiáticos vêm ganhando terreno, refletindo um viajante mais aberto a novas experiências e cultura.

Entre as atrações internacionais mais vendidas, Orlando segue imbatível como centro das grandes atrações. Os parques da Disney (1º) e da Universal Studios (2º) continuam entre os favoritos absolutos, mas o ranking revela uma busca crescente por experiências variadas: os cruzeiros internacionais (3º)Torre Eiffel (4º)Seaworld (5º)City Tours (6º) por grandes capitais, Parques Temáticos (7º)Disney Paris (8º)Machu Picchu (9º) e os Palácios Europeus (10º) completam o ranking de atrações.

Entre as cidades, o top 10 reúne diferentes estilos e continentes, liderado por Orlando (1º), seguido por Lisboa (2º)Paris (3º)Roma (4º)Nova York (5º)Buenos Aires (6º)Miami (7º)Punta Cana (8º)Santiago (9º) e Londres (10º). Um mix que combina lazer, cultura, praia, compras e grandes centros urbanos.

O ranking dos países mais vendidos reafirma o domínio dos Estados Unidos (1º), mas já traz Itália (2º) e Portugal (3º) no pódio — reflexo de um crescente interesse por destinos culturais e gastronômicos. Completam o Top 10: Argentina (4º)França (5º)Espanha (6º)Chile (7º)Tailândia (8º)República Dominicana (9º) e Japão (10º).

Na lista dos destinos internacionais emergentes, o interesse crescente por experiências culturais, de natureza e por novas rotas levou Tailândia (1º), Japão (2º), Bariloche (3º), África do Sul (4º), Singapura (5º), Emirados Árabes (6º), Tunísia (7º), Bélgica (8º) e Costa Rica (9º) a se destacarem entre as escolhas em ascensão em 2024.

O conjunto das atrações, cidades e países mais vendidos mostra que o turismo internacional em 2024 foi marcado por um equilíbrio entre destinos clássicos e novas descobertas. Enquanto ícones consolidados como Orlando, Paris e Nova York seguem no topo, experiências culturais, paisagens exóticas e destinos não tradicionais vêm ganhando espaço, como demonstram as presenças de Tailândia, Japão, Machu Picchu e os palácios europeus nos rankings.

O crescimento de cidades como Lisboa, Roma, Santiago e Punta Cana também aponta para uma ampliação no leque de interesses dos brasileiros, que têm buscado viagens com significado, diversidade de roteiros e conexão com o local. A presença de diferentes continentes nos top 10 revela um perfil de viajante mais curioso, aberto e globalizado, atento a novas oportunidades de vivência ao redor do mundo.

A lista dos destinos mais vendidos e dos destinos emergentes, revela não só os lugares preferidos dos brasileiros, mas também um olhar sobre tendências, comportamentos e desejos de viagem. Ela mostra um equilíbrio entre o clássico e o novo, entre o conforto e a descoberta — e evidencia como o turismo se mantém como uma ferramenta poderosa de conexão, desenvolvimento e encantamento.

Além dos rankings de destinos mais vendidos, o estudo oferece um panorama completo do setor, reunindo dados sobre comportamento de compra, preferências de produto, canais de venda, formas de pagamento, níveis de personalização dos roteiros e perfis de viajantes, além de um panorama do que aconteceu no Brasil e no mundo e como impactou o turismo. Um conteúdo robusto que vai além dos números e ajuda a entender os caminhos que o turismo de lazer tem seguido no Brasil e no exterior.

“O Anuário é um retrato vivo de como os brasileiros viajaram em 2024 — e, mais do que isso, uma ferramenta estratégica que revela movimentos e tendências que devem orientar o setor nos próximos anos. Por trás desses números e embarques estão as operadoras, que têm a expertise de transformar tendências em produtos viáveis, seguros e bem estruturados. Elas são fundamentais não apenas para democratizar o acesso às viagens, mas também para criar experiências personalizadas e com alto valor agregado, atendendo aos novos perfis e desejos dos viajantes brasileiros”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

O estudo completo pode ser acessado gratuitamente no site:
www.braztoa.com.br

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário