Turismo faz franquias registrarem crescimento de 17,2% no primeiro trimestre do ano
Os dados foram divulgados pela Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising
Foto: Reprodução
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, apontando que a recuperação do turismo e de serviços pós pandemia, fizeram com que o mercado de franquias registrasse um crescimento de 17,2% em seu faturamento no primeiro trimestre de 2023.
A receita passou de R$43,4 bilhões para R$50,8 bilhões. Em comparação ao primeiro trimestre de 2019, antes da Pandemia, o incremento na receita chega a 22,6%. Já em comparação com o faturamento do setor nos últimos 12 meses, a alta foi de 16,1%, com receita de R$188,5 bilhões para R$218,9 bilhões.
A pesquisa também mostrou que as redes se mantiveram em expansão no período analisado. Os dados revelam que houve um aumento de 5% na abertura de unidades e o encerramento foi de 2,6%, resultando num saldo positivo de 2,4%, um pouco maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado, que foi de 1,8%. Já os repasses ficaram estáveis, com índice de 1% contra 0,8% no período anterior. A variação no primeiro trimestre de 2023 representou um acréscimo de 10.641 operações de franchising no País em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 184.411 operações.