Turismo prevê geração de 76,5 mil empregos temporários durante o verão

Ano apresenta o melhor resultado para o período desde 2015

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Turismo prevê geração de 76,5 mil empregos temporários durante o verão

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com o final do ano se aproximando, as oportunidades de trabalho apresentam um aumento considerável em diversos setores e o turismo segue na mesma linha. A expectativa é que 76,5 mil contratações temporárias sejam realizadas em empreendimentos turísticos entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, o melhor número para o período desde 2015. O salário médio de contratações deverá alcançar R$ 1.842.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que mostram que o segmento de alimentação deve ser o líder das contratações, com 54,2 mil vagas, em seguida vem o setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O Turismo emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparado aos anos de antes da pandemia. 

Sobre todas as vagas temporárias abertas durante o final do ano, 35% serão dentro do setor de Serviços – o qual o turismo está incluindo –, de acordo com Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que planeja que 450 mil vagas temporárias sejam ofertadas nos últimos 3 meses de 2024 no país.

O turismo abrange e afeta 57 setores diretos da economia e outros tantos indiretos. As festas de final de ano, juntamente com as férias e feriados, impactam de forma positiva no setor, contribuindo por uma maior demanda por empregos, auxiliando também, para o aumento da renda média dos trabalhadores do Brasil.

No último ano, de outubro de 2023 a setembro de 2024, o turismo foi responsável pela contratação de 200.386 pessoas com carteira assinada, representando mais de 10% do total de empregos efetivados nos diversos segmentos do Brasil, em um total de 1.839.418 vagas para o período.

CAPACITAÇÃO - Contratações temporárias esquentam a economia do país e requerem profissionais capacitados e com disposição de atender turistas em variados destinos brasileiros. Assim, o Ministério do Turismo, alinhado ao Plano Nacional de Turismo, oferece cursos de qualificação no setor possibilitando profissionais qualificados no mercado. Destinados aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e demais pessoas que desejam integrar o setor, a oferta de capacitação procura a geração de empregos, a contribuição para a diminuição das desigualdades sociais e econômicas regionais, aumento da inclusão social pelo desenvolvimento da oferta de trabalho e uma distribuição de renda mais igualitária.

FATURAMENTO - A CNC revelou, ainda, a promessa de faturamento para o turismo brasileiro. São esperados que R$ 157,74 bilhões sejam despejados na economia nacional entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, apresentando um crescimento de 1,7% em relação à temporada anterior. Esse período detém a maior movimentação do setor e representa cerca de 44% da receita anual, importante para a saúde financeira de empresas, principalmente micro e pequenas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário