• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Turquia vê cenário alarmante após isolamento vertical no combate ao novo coronavírus
Mundo

Turquia vê cenário alarmante após isolamento vertical no combate ao novo coronavírus

País está em primeiro lugar em casos no Oriente Médio

Por Da Redação
Ás

Turquia vê cenário alarmante após isolamento vertical no combate ao novo coronavírus

Foto: Sertac Kayar/Reuters

A Turquia adotou o isolamento vertical no momento em que começaram a surgir os primeiros casos de Covid-19 no país. Crianças, adolescentes e idosos permaneceram em casa, enquanto empresas e indústrias funcionavam normalmente, estimuladas pelo governo para conter impacto econômico da pandemia.

Em contrapartida, a uma velocidade alarmante, a doença se alastrou infectando 96 mil pessoas e registrando uma média de 4.500 novos casos por dia. O país ultrapassou o Irã e a China e amarga o trágico primeiro lugar da Covid-19 no Oriente Médio e o sétimo no ranking mundial.

Especialistas acreditam, contudo, que as estatísticas estão subestimadas e que o governo comandado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan demorou a responder ao surto, mantendo inicialmente fronteiras abertas e voos internacionais.

O panorama se deteriorou no país de 82 milhões de habitantes. No início do mês, o governo se viu obrigado a decretar um toque de recolher de 48 horas, durante um fim de semana, anunciado apenas duas horas antes de entrar em vigor.

O confinamento aos fins de semana se estenderá, a partir desta quinta-feira, para quatro dias em 31 províncias do país. A pandemia expõe claramente outras tragédias da Turquia, como a falta de transparência e perseguição a jornalistas e políticos de oposição. Erdogan aproveita para livrar-se dos poucos meios de comunicação críticos ao governo e acusa a mídia de ser mais perigosa do que o vírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário