Ucrânia afirma que ataque contra porto de Odessa ameaça exportação de grãos
Se seus portos não fossem bloqueados, o país poderia exportar 60 milhões de toneladas de grãos
Foto: Reprodução/CNA
A Rússia bombardeou neste sábado (23) o porto de Odessa, às margens do Mar Negro, relatou o Exército ucraniano. O ataque aconteceu um dia após a assinatura de um acordo entre Moscou e Kiev para permitir a reabertura dos portos da Ucrânia e a retomada das exportações de grãos, num contexto de risco de desabastecimento e fome, especialmente no continente africano.
A Ucrânia poderia exportar 60 milhões de toneladas de grãos em oito a nove meses se seus portos não fossem bloqueados, mas o ataque da Rússia no porto de Odessa mostrou que definitivamente não será tão fácil, disse um assessor econômico da Presidência ucraniana neste domingo (24).
A Ucrânia pode ganhar US$ 10 bilhões vendendo 20 milhões de toneladas de grãos, que estão estocados em silos, e 40 milhões de toneladas de sua nova colheita, disse o assessor Oleh Ustenko.
Moscou diz que atingiu a infraestrutura militar. Espera-se que o acordo alivie a escassez global de alimentos causada pela guerra.
A Ucrânia precisará de 20 a 24 meses para exportar esses volumes se seus portos não estiverem funcionando corretamente, disse o assessor ucraniano.