UE abre investigação contra X por não combater desinformação
Essa não é a primeira vez que plataforma de Elon Musk é alvo das autoridades
Foto: Reprodução
A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (18) que abrirá uma investigação contra a rede social X, antigo Twitter, por supostas violações das regras europeias relacionadas à moderação e transparência de conteúdo. Essa ação se enquadra na nova legislação sobre serviços digitais, o Digital Services Act (DSA).
"Os tempos em que as grandes plataformas online se comportavam como se fossem demasiado grandes para se preocuparem com as regras acabaram", declarou o comissário europeu para o Digital, Thierry Breton, destacando que as novas regras permitem "proteger os cidadãos e as democracias".
O DSA, que entrou em vigor em novembro do ano passado, exige que as grandes plataformas online e os mecanismos de busca façam mais para combater o conteúdo ilegal e os riscos à segurança pública.
A Comissão Europeia já tinha anunciado em 12 de outubro a abertura de um procedimento preliminar sobre "informações falsas", "conteúdos violentos e terroristas" e "discurso de ódio", tendo como alvo a rede social do bilionário Elon Musk.