UE inicia ação contra o Reino Unido por projeto que viola acordo do Brexit
Projeto aprovado pelos deputados ingleses ainda será analisado pelo senado
Foto: Reprodução
A União Europeia abriu uma ação na justiça contra o governo britânico por violação dos termos do acordo de saída do bloco, o chamado Brexit. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou que o Reino Unido foi notificado formalmente sobre o projeto de lei do mercado interno, que os ministros admitem que infringem uma lei internacional.
Bruxelas deu ao primeiro-ministro Boris Johnson até o final de setembro para retirar as cláusulas contenciosas do projeto de lei. Os deputados britânicos aprovaram na terça-feira (29), o projeto da chamada Lei do Mercado Interno, Que altera unilateralmente o acordo assinado (de maneira não definitiva) no ano passado e coloca em risco as atuais negociações comerciais entre o país e o bloco.
A lei concede ao governo inglês a capacidade de modificar unilateralmente os mecanismos definidos com a UE para manter aberta a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte após o Brexit. O projeto ainda passará pela Câmara dos Lordes, espécie de Senado britânico.