Mundo

UE planeja limitar preço do gás russo após ameaças de Putin

Presidente da Rússia disse que pode interromper fornecimento do produto

Por Da Redação
Ás

UE planeja limitar preço do gás russo após ameaças de Putin

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após o presidente russo Vladimir Putin ameaçar interromper o fornecimento de gás, a União Europeia propôs um teto para o preço do produto nessa quarta-feira (7). Atualmente, a  Europa tem acusado a Rússia de usar suprimento de energia como arma em retaliação às sanções ocidentais impostas sobre Moscou por sua invasão da Ucrânia.

A Rússia culpa essas sanções pelos problemas de fornecimento de gás, os atribuindo a falhas no gasoduto. Os ministros de energia da União Europeia realizarão uma reunião de emergência na próxima sexta-feira (9) para discutir como lidar com a crise energética. “Nós vamos propor um teto para o preço do gás russo… Temos de cortar as receitas da Rússia que Putin usa para financiar esta guerra atroz na Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a repórteres.

A Comissão também apresentou outras medidas, incluindo o corte obrigatório no uso da eletricidade durante os horários de pico e um teto para as receitas de energia gerada a partir de outras fontes. Mais cedo, em um fórum econômico em Vladivostok, Putin antecipou o movimento, alertando que os contratos de fornecimento poderiam ser cancelados. “Haverá alguma decisão política que contradiga os contratos? Se sim, nós simplesmente não os cumpriremos. Não forneceremos nada se isso contradizer nossos interesses”, disse Putin.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.