UFBA e UEFS lideram ranking de pesquisadores mais influentes da Bahia, aponta estudo
Universidade Federal da Bahia ocupa a 17ª posição nacional
Foto: Divulgação
Pesquisadores baianos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estão entre os mais influentes do mundo. A classificação foi feita em estudo do AD Scientific Index 2025, publicado na quarta-feira (25).
Entre as instituições baianas, a UFBA vence com a 17ª posição nacional entre as instituições com mais citações de pesquisa e trabalhos em diferentes campos do conhecimento.
Nomes de pesquisadores como Maurício L. Barreto (Ciências Médicas e da Saúde), Álvaro A. Cruz (Outros), Iuri M. Pepe (Outros), Naomar Almeida Filho (Ciências Médicas e da Saúde) e Roberto Badaró (Ciências Médicas e da Saúde) estão entre os mais bem classificados da UFBA.
Já na UEFS, os pesquisadores mais citados foram Germano P. Guedes (Ciências Naturais / Física), Luciano Paganucci De Queiroz (Ciências Naturais / Ciências Biológicas), Tania Maria De Araújo (Outros), Eduardo Oliveira Miranda (Educação / Educação) e Cássio Van Den Berg (Agricultura e Silvicultura / Ciência Vegetal).
O levantamento avalia cientistas com base em indicadores como o índice H, índice i10 e contagem de citações. A UFBA apresenta um bom engajamento com pesquisadores de universidades internacionais de outros países, sendo uma referência na América Latina e África.