• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • UFBA nega redução de vagas para estudantes de BI que migram para Medicina

UFBA nega redução de vagas para estudantes de BI que migram para Medicina

A universidade ainda destacou que não houve violação no acordo firmado com a MPF

Por Da Redação
Ás

UFBA nega redução de vagas para estudantes de BI que migram para Medicina

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) negou que houve violação dos acordos legais firmados com o Ministério Público Federal (MPF) em relação ao processo seletivo para ingresso no curso de Medicina. A declaração foi divulgada, na sexta-feira (6), após 40 estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) solicitarem a impugnação do certame. Segundo a universidade, o número de vagas anuais para o curso aumentou de 41 para 73, e não houve redução.

Os estudantes contestaram uma suposta diminuição de vagas no Curso de Progressão Linear (CPL), que facilita a transição do Bacharelado Interdisciplinar (BI) para cursos específicos, como Medicina. Na denúncia, eles alegara que o número de vagas teria caído de 41 para 32. Como resposta, a UFBA explicou que a oferta foi ajustada para acomodar o Processo Seletivo Extraordinário de Estudantes Graduados em Bacharelado Interdisciplinar (BI) para Ingresso nos Cursos de Progressão Linear (CPL), previsto para o segundo semestre de 2024.

Ainda segundo a universade, a medida foi aprovada pelo Conselho Acadêmico da UFBA após consulta à comunidade interna, e que em janeiro de 2024 o certame já estava autorizado. Além do processo seletivo regular, a UFBA abriu inscrições para o Processo Seletivo Extraordinário 2024.2 BI-CPL, de 3 a 5 de setembro.

Para viabilizar essa seleção adicional, a universidade reduziu vagas para o público externo em cursos como Psicologia, Design, Medicina, Comunicação, Produção Cultural e Jornalismo, além de eliminar vagas residuais para Transferência Externa e Diplomados no processo seletivo anual. No total, o processo extraordinário oferece 472 vagas para diferentes cursos, incluindo 32 para Medicina, o que, segundo a UFBA, representa uma duplicação da oferta anual para o curso na Faculdade de Medicina da Bahia, campus Salvador.

“O processo de definição do número de vagas foi amplamente debatido com os representantes estudantis dos Centros Acadêmicos dos Bacharelados Interdisciplinares, dos representantes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), dos conselheiros do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) e dos representantes das unidades universitárias da UFBA, entre os meses de junho a dezembro de 2023 e divulgado o total de vagas e de cursos que participam deste Edital Extraordinário em março de 2024, em reunião do Conselho”, declara a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nancy Vieira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário