Ufólogo explica o medo de pilotos em relatar avistamentos de OVNIs: "Eram vistos como alguém fora do seu estado normal"
Durante o Podcast No Farol, Ivan Medeiros explica como os relatos de objetos voadores não identificados começaram a ganhar espaço
Foto: Farol da Bahia
O ufólogo Ivan Medeiros trouxe uma perspectiva histórica sobre a ufologia durante sua participação no Podcast No Farol. Ele explicou que ufologia é o estudo de objetos voadores não identificados (OVNIs) e que o termo tem sido utilizado há pelo menos 70 anos. "Ufo e OVNI são a mesma coisa. São objetos voadores não identificados", destacou.
A chamada Era Moderna da Ufologia teve início em 1947, com o relato do piloto Kenneth Arnold. Medeiros detalhou que Arnold avistou luzes em forma de disco que o seguiam, marcando um dos primeiros casos amplamente divulgados. Esse episódio aconteceu no mesmo período do incidente de Roswell, um dos mais famosos na história da ufologia.
Medeiros também mencionou que, embora relatos de fenômenos semelhantes já ocorressem há décadas — como os "foo fighters" observados por pilotos durante a Segunda Guerra Mundial —, havia um forte tabu entre profissionais da aviação. "Pilotos tinham medo de relatar avistamentos, porque eles carregam vidas sob sua responsabilidade. Uma pessoa que vê luzes, pratos ou objetos mudando de cor era vista como alguém fora do seu estado normal", explicou.
Com o passar dos anos, especialmente após 1947, o cenário começou a mudar. "Depois disso, as pessoas se sentiram mais à vontade para relatar. Hoje, apesar de ainda haver resistência, já existem documentos específicos para registrar esse tipo de ocorrência, o que abriu mais espaço para esses relatos", finalizou o ufólogo.
Confira mais no vídeo abaixo: