Última superlua do ano pode ser vista na noite desta quinta-feira (4)
Lua estará aproximadamente 27,3 mil quilômetros mais próxima do nosso planeta

Foto: Freepik
Quem for olhar para o leste na noite de quinta-feira (4) perceberá o ápice da última superlua de 2025. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com a aproximação máxima da Lua à Terra, também conhecida como perigeu. A lua parece até 10% maior e muito mais brilhante do que o normal.
Desta vez, a lua estará aproximadamente 27,3 mil quilômetros mais próxima do nosso planeta. Alguns especialistas utilizam o termo "superlua" para se referir às luas cheias ou novas que acontecem quando o satélite está a 360 mil quilômetros ou menos da Terra. Outros consideram que a expressão se aplica quando a fase cheia ou nova ocorre em um pequeno intervalo de tempo em comparação ao perigeu.
Para poder aproveitar ao máximo o fenômeno, é recomendado buscar locais com uma boa visibilidade do horizonte, longe da poluição luminosa, e observar a Lua nas primeiras horas depois do nascer, quando a aparência perto do horizonte pode gerar efeitos visuais de maior impacto. Uma observação adequada dependerá das condições climáticas.
O ápice do fenômeno deverá acontecer às 20h13 no horário de Brasília.
Nomes populares
Apesar de discordâncias entre os especialistas, o conceito de "superlua" terminou se tornando popular e foi incorporado pela comunidade científica como uma maneira de aproveitar a astronomia do público.
Cada lua cheia também possui um nome descritivo, relacionado ao período do ano em que acontece no Hemisfério Norte. As designações são oriundas de tradições norte-americanas, tanto indígenas quanto coloniais, e se tornaram comuns globalmente.
Confira mais abaixo:
Janeiro: Lua do Lobo
Fevereiro: Lua da Neve
Março: Lua da Minhoca
Abril: Lua Rosa
Maio: Lua das Flores
Junho: Lua do Morango
Julho: Lua do Cervo
Agosto: Lua do Esturjão
Setembro: Lua do Milho
Outubro: Lua do Caçador
Novembro: Lua do Castor
Dezembro: Lua Fria
Em 2026, três superluas são esperadas. A primeira acontecerá logo no começo do ano, no dia 3 de janeiro. Em seguida, haverá uma longa espera até o dia 24 de novembro. A última ocorrerá no dia 24 de dezembro de 2026.


