• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Últimos oito anos podem ser os mais quentes já registrados, aponta ONU

Últimos oito anos podem ser os mais quentes já registrados, aponta ONU

Pesquisa foi divulgada neste domingo (6), durante a COP27

Por Da Redação
Ás

Últimos oito anos podem ser os mais quentes já registrados, aponta ONU

Foto: Agência Brasil

Um estudo da Organização Meteorológica Mundial, divulgado neste domingo (6), durante o primeiro dia da COP 27, aponta que os últimos oito anos serão os mais quentes já registrados. A agência da ONU também alerta que ondas de calor extremas, secas e inundações devastadoras afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares somente este ano.

Segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, o motivo é o aumento contínuo das concentrações de gases de efeito estufa e o acúmulo constante de calor. “Quanto maior o aquecimento, piores os impactos. Temos níveis tão altos de dióxido de carbono [um dos maiores contribuintes para a crise climática] na atmosfera agora que o 1,5°C do Acordo de Paris está mal ao nosso alcance”, disse. 

A tendência de aumento se confirmará mesmo com a influência do La Niña, um evento climático natural que manteve as temperaturas globais relativamente “baixas” nos últimos dois anos.

"Muitas vezes, os menos responsáveis pelas mudanças climáticas sofrem mais – como vimos com as terríveis inundações no Paquistão e a seca mortal e prolongada no Chifre da África", destacou Taalas.

"O clima cada vez mais extremo torna mais importante do que nunca que a gente garanta a todos na Terra o acesso a alertas precoces que salvem vidas".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.