Um bilhão de pessoas na China podem ter tido dados roubados por hacker
As informações confidenciais estavam sendo vendidas por R$ 1,1 milhão

Foto: Pexels/Sora Shimazaki
Um hacker, identificado como "China Dan" afirmou ter roubado dados com informações pessoais de até um bilhão de chineses. O anúncio foi feito no fórum de hackers Breach Foruns, na última semana, quando estava vendendo 23 TB de dados confidenciais pelo valor de 10 bitcoins, o equivalente a R$ 1,1 milhão.
Segundo informações do Wall Street Journal, que teve acesso a uma pequena parte dos dados, as informações obtidas pelo hacker incluem nomes de pessoas, endereços, locais de nascimento, números de identificação nacional e telefone e ficha criminal. Até o momento, a polícia de Xangai e a administração do ciberespaço da China ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
O vazamento foi descoberto no domingo (3), quando o fundador e CEO da exchange de criptomoedas Binance, Zhao Changpeng, disse no Twitter que a unidade de inteligência da empresa havia detectado um bilhão de registros de chineses à venda na dark web.
“Isso tem um impacto nas medidas de detecção e prevenção de hackers, números de celular usados para aquisição de contas, etc. É importante que todas as plataformas aprimorem suas medidas de segurança nessa área. A Binance já intensificou as verificações para usuários possivelmente afetados”, escreveu Zhao.