Um em cada três criadores de conteúdo trabalham na internet como única fonte de renda
Apesar de não ser visto como trabalho, a produção de conteúdo já movimentou US$ 15 bilhões em 2022
Foto: Kampus Production/Pexels
A produção de conteúdo é uma das profissões que mais têm crescido no Brasil e a influência destes é responsável por gerar renda e empregos no país. Pelo menos um em cada três criadores de conteúdo (34,6%) se encaixam nesta categoria. Por outro lado, 21,3% não ganham nada como produtor e 37,3% fazem isso como renda extra. Os dados são do estudo "Creator e Negócios, da YOUPIX.
Apesar de não ser visto como um trabalho para muitas pessoas, a produção de conteúdo já movimentou US$ 15 bilhões neste ano, segundo a Business Insider, e é avaliado em US$ 104 bilhões, conforme a NeoReach.
De acordo com dados da pesquisa, o Instagram continua sendo a plataforma mais utilizada pelos criadores, com 59,6%. O número desbanca o TikTok que, mesmo popular, conta com apenas 11,9%. Em segundo lugar aparece com YouTube, com 12,7% dos creators. O principal motivo de estarem concentrados no Instagram se dá pelo fato de ser através da plataforma que eles mais fecham parcerias.
Outro dado importante divulgado pela pesquisa é que as mulheres são maioria (63,1%) na força de trabalho como criadoras de conteúdos nas plataformas digitais. No entanto, os homens acabam ganhando mais trabalhos e dinheiro.