Uma a cada 7 mulheres com 40 anos já abortou no Brasil, mostra pesquisa
Levantamento também aponta que quase metade dessas mulheres precisaram ser hospitalizadas
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Uma a cada 7 mulheres no Brasil com 40 anos de idade, já abortou pelo menos uma vez na vida, conforme mostra a Pesquisa Nacional de Aborto, edição 2021, realizada pela Universidade de Brasília e o Instituto Anis.
O levantamento também mostra que 52% dessas mulheres abortaram com menos de 19 anos. E, que quase metade (43%) precisou ser hospitalizada.
De acordo com Debora Diniz, coordenadora da pesquisa da UnB, aborto é um problema de saúde pública. “São cerca de 250 mil mulheres que chegam aos hospitais, por ano, para finalizar aborto. E metade é adolescente. Mas elas têm medo de falar a verdade aos profissionais, então perdemos a oportunidade de cuidar dessas mulheres, de saber se estão sofrendo violência, se tiveram acesso aos métodos seguros. Assim, perdemos a oportunidade de prevenir outros abortos e de reduzir essa taxa no Brasil. Aborto é um problema de saúde pública e atinge mais as mulheres muito jovens.”
Outro dado da pesquisa é sobre o "aborto de repetição", onde uma em cada cinco (21%) mulheres que abortaram realizaram um segundo aborto. A maioria dessas mulheres (74%) são negras, predominantemente negras e pobres residentes do Norte e Nordeste.