Uma Corrente para Salvar o Rio Joanes e seus afluentes
Confira o artigo de Fernando Borba, Presidente da Oscip Rio Limpo
Foto: Divulgação
A OSCIP Rio Limpo e o Movimento Rios Vivos precisam muito da solidariedade, cooperação e da participação de toda a comunidade na defesa e preservação dos Rios, visto que a saúde está em primeiro lugar, pois, devido a poluição das águas dos nossos rios, todos estão sujeitos à sérias consequências de doenças, tais como: Hepatite; Giardíase; Disenteria; Leptospirose; Cólera; Tifo, dentre outras doenças parasitárias.
É preciso a conscientização da sociedade para abraçar a causa do RIO LIMPO e do Movimento Rios Vivos em defesa da vida, da saúde e do Meio Ambiente. Precisamos também entender que os Rios Joanes, Ipitanga, Picuaia, Sapato, Itinga, Goró, Itapoã, Poti, das Margaridas, Ribeirão, Dois Irmãos e as praias são patrimônios naturais da humanidade e que todos tem o dever de preservar.
A Qualidade de Vida já não é mais a mesma que nos trouxe pra morar no paraíso do Litoral Norte, considerando que hoje os rios e as praias que as famílias estão frequentando estão totalmente poluídos, em virtude dos dejetos que são jogados nos rios pelas comunidades dos Municípios.
Com o crescimento desordenado, os novos empreendimentos residenciais tem contribuído e muito para a poluição dos rios, Síndicos e Condôminos em sua grande maioria assistem indiferentes à degradação dos Rios. Os Municípios não possuem saneamento básico, planejamento urbano e estrutura adequada para suportar o crescimento desordenado das cidades.
A falta de vontade política dos poderes publico na esfera municipal, estadual e federal, vem permitindo a desordem urbana, sem um plano diretor para revitalizar os Rios para fornecer condições de saúde publica relacionadas a água potável de qualidade e no tratamento de esgotos.
Precisamos acordar e participar das ações do RIO LIMPO e do Movimento dos Rios Vivos com consciência política e no exercício de Cidadania, lutando e cobrando dos políticos que ajudamos a eleger e dos poderes públicos, projetos que visem à revitalização dos Rios e Afluentes das nossos Municípios.
Esperamos contar com a participação e a cooperação de todos para o bem comum.
Por Fernando Borba
Presidente da Oscip Rio Limpo
Membro do Movimento Rios Vivo