Saúde

Uma em cada seis pessoas é infértil no mundo, aponta OMS

Estudo foi divulgado nesta segunda-feira (3)

Por Da Redação
Ás

Uma em cada seis pessoas é infértil no mundo, aponta OMS

Foto: d3sign/Pixabay

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 17,5% da população do planets sofre de infertilidade. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3).

O estudo aponta que não há variação expressiva entre diferentes regiões, o que significa que a taxa se mantém estável em países de renda alta, média e baixa.

A infertilidade é uma condição que pode acometer o sistema reprodutor masculino ou feminino e que consiste na incapacidade de se conseguir uma gravidez em 12 mesea ou mais de relações sexuais regulares e sem uso de métodos contraceptivos.

No relatório, a OMS alerta que, mesmo com a grande incidência de pessoas com o problema, as soluções para a prevenção, diagnóstico e tratamento da infertilidade – incluindo tecnologia de reprodução assistida, como fertilização in vitro – ainda são subfinanciadas e inacessíveis para grande parte da população, por causa dos altos custos, estigma social e disponibilidade limitada.

“O relatório revela uma verdade importante – a infertilidade não discrimina”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. “A grande proporção de pessoas afetadas mostra a necessidade de ampliar o acesso aos cuidados de fertilidade e garantir que esse problema não seja mais deixado de lado nas pesquisas e políticas de saúde, de modo que formas seguras, eficazes e acessíveis de alcançar a paternidade estejam disponíveis para aqueles que a procuram”, completou ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário