• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • UNE defende plano nacional para atrair jovens de volta às escolas e universidades
Brasil

UNE defende plano nacional para atrair jovens de volta às escolas e universidades

Mais de 5 milhões alunos ficaram sem atividades em outubro

Por Da Redação
Ás

UNE defende plano nacional para atrair jovens de volta às escolas e universidades

Foto: Getty Images

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) defenderam na última segunda-feira (8), durante reunião da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, que o Brasil precisa de um plano nacional para atrair jovens de volta às escolas e universidades. Segundo os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 5,5 milhões de estudantes brasileiros em idade escolar estavam sem atividades em outubro. Entre os motivos que levaram muitos alunos a abandonar a escola durante a pandemia, estão a dificuldade de acesso à internet e a crise econômica. 

Na reunião, o presidente da subcomissão, senador Flávio Arns (Podemos-PR), prometeu trabalhar em conjunto com os estudantes na busca de uma solução para a evasão escolar.  De acordo com a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Rozana Barroso, o aumento da  inflação e do desemprego empurrou jovens de famílias mais pobres para trabalhos precários. 

Negros e indígenas são as principais vítimas do problema, segundo ela. Na ocasião, Rozana pediu a ajuda do Senado na criação de uma “operação resgate” para garantir a volta desses jovens para a escola.  

O problema se repete nas universidades e instituições federais de ensino, de acordo com Charles Ferreira, da UNE. Segundo ele, a combinação de inflação, desemprego e pandemia somada aos cortes no orçamento da educação têm aumentado a evasão nas universidades. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.