Mundo

Unesco adverte sobre a ameaça da desinformação e do ódio online

Diretora-Geral da Unesco lança plano de ação global para enfrentar o problema

Por Da Redação
Ás

Unesco adverte sobre a ameaça da desinformação e do ódio online

Foto: Pexels

Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), alertou na segunda-feira que a intensificação da desinformação e do discurso de ódio online representa uma grande ameaça à estabilidade e à coesão social. A Unesco divulgou um plano de ação elaborado com base em amplas consultas em todo o mundo e apoiado por uma pesquisa global que destaca a urgência de agir contra esse desafio.

Azoulay explicou que as plataformas de redes sociais aceleraram e amplificaram a disseminação de informações falsas e discursos de ódio, o que representa sérios riscos para a coesão social, a paz e a estabilidade. Para proteger o acesso à informação, ela enfatizou a necessidade de regulamentar essas plataformas rapidamente, garantindo simultaneamente a liberdade de expressão e os direitos humanos.

O plano de ação da Unesco é resultado de um processo de consulta sem precedentes no sistema das Nações Unidas, com mais de 10 mil contribuições de 134 países ao longo dos últimos 18 meses. O documento descreve sete princípios a serem respeitados e medidas concretas a serem implementadas por todas as partes envolvidas, incluindo governos, autoridades reguladoras, sociedade civil e as próprias plataformas.

Esses princípios incluem a consideração do impacto nos direitos humanos em todas as fases de tomada de decisão. A Unesco também propõe a criação de reguladores públicos e independentes em todo o mundo para evitar que as empresas digitais aproveitem as disparidades nas regulamentações nacionais.

Além disso, a organização sugere que a moderação de conteúdo seja eficaz e viável em grande escala, abrangendo todas as regiões e idiomas. A responsabilização e a transparência nos algoritmos das plataformas também são uma prioridade, pois frequentemente priorizam o engajamento em detrimento de informações confiáveis.

Por fim, a Unesco enfatiza a importância da educação e do treinamento dos usuários, bem como medidas mais fortes, tanto das plataformas quanto dos órgãos reguladores, em momentos particularmente sensíveis, como eleições e crises. Este plano de ação visa lidar com os desafios atuais relacionados à desinformação e ao discurso de ódio online e garantir um ambiente digital mais seguro e informado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário