• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Unesco aponta que 244 milhões de crianças e jovens no mundo estão fora da escola
Mundo

Unesco aponta que 244 milhões de crianças e jovens no mundo estão fora da escola

Agência faz apelo internacional para que a educação seja prioridade; na Ucrânia, guerra impactou o ano letivo de 4 milhões de crianças

Por Da Redação
Ás

Unesco aponta que 244 milhões de crianças e jovens no mundo estão fora da escola

Foto: AkshayaPatra Foundation /Pixabay

Dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostram que, no mundo, ao menos 244 milhões de jovens e crianças entre 6 e 18 anos estão fora das escolas. Ainda segundo as novas estimativas, a África Subsaariana lidera com um total de 98 milhões de crianças fora do ambiente escolar. É também a única parte do planeta onde esse número está aumentando.

A segunda maior população fora da escola é a da Ásia Central e do Sul, com 85 milhões. Para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, com esses resultados, o objetivo de educação de qualidade para todos até 2030, estabelecido pelas Nações Unidas, corre o risco de não ser alcançado.

Audrey Azoulay fez um apelo por uma mobilização global para colocar a educação no topo da agenda internacional e lembra que "a educação é um direito e devemos fazer tudo para que esse direito seja respeitado por todas as crianças”. 

Guerra da Ucrânia

Desde a eclosão do conflito entre Rússia e Ucrânia, inúmeras escolas foram danificadas ou destruídas, e menos de 60% são consideradas pelo governo seguras e elegíveis para reabrir. Muitos pais tem hesitado em mandar os filhos para o colégio por não saberem se estarão em segurança.

O guerra impactou o início do novo ano letivo para quatro milhões de alunos no país. A diretora executiva do Unicef, Catherine Russel, declarou que as crianças estão voltando às aulas com muitas escolas danificadas e “com histórias de destruição, sem saber se os seus professores e amigos estarão lá para as receber.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário