Unesco promove compreensão entre culturas e povos no Dia Internacional da Tolerância
Órgão reitera seu compromisso em fortalecer a tolerância, promovendo a compreensão mútua
Foto: ONU/Manuel Elias
As Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Tolerância nesta quinta-feira (16), uma data estabelecida pela Assembleia Geral que convoca os Estados-membros a organizarem iniciativas educacionais nas escolas e a envolverem o público em geral.
Coordenando as celebrações em escala global, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reitera seu compromisso em fortalecer a tolerância, promovendo a compreensão mútua entre culturas e povos. Esses valores são fundamentados na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Num momento em que o extremismo violento e conflitos desrespeitam a vida humana, a Unesco enfatiza a relevância crucial de adotar medidas que promovam a tolerância. A agência destaca que questões como o deslocamento forçado frequentemente resultam em ódio e xenofobia contra refugiados, um fenômeno que tem crescido desde a Segunda Guerra Mundial.
Em 1995, a Unesco lançou a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, ressaltando que além da aceitação, é necessária ação, educação e investimento nas pessoas para que alcancem seu potencial máximo, promovendo a inclusão e oportunidades.
A Unesco defende sociedades fundamentadas no respeito aos direitos humanos, onde o pluralismo, a participação e o respeito às diferenças prevaleçam sobre o medo, a desconfiança e a marginalização. Esses ideais foram promovidos durante a Década Internacional para a Aproximação das Culturas até 2022.
No Dia Internacional da Tolerância, a ONU insta o reconhecimento dos fatores divisórios entre pessoas e a aposta no diálogo, coesão social e compreensão mútua como elementos-chave para um mundo mais inclusivo e respeitoso.