União Brasil, PSB e PTB perderam mais integrantes na Câmara após fim da janela partidária
Mais de 40 parlamentares saíram do União Brasil
Foto: Reprodução/Twitter
Com o fim da janela partidária, período para deputados e vereadores trocarem de partido sem perder o mandato, as siglas União Brasil, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) se destacam como as mais desfalcadas no período.
Nascido após a fusão entre Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), o União Brasil viu 42 parlamentares mudarem de partido. Em contrapartida, angariou dez nomes e fechou a janela com 32 perdas. Antes do período de troca-troca partidário, o União Brasil possuía a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 79 representantes. Agora, possui 47 e é a quarta maior força da Casa.
Na mesma direção, o PTB é o partido que mais encolheu no período. No total, o partido perdeu sete deputados e filiou outros dois. São cinco os atuais parlamentares da sigla. O PSB foi outra legenda a perder uma quantidade relevante de deputados: passou de 30 para 22, com redução de 26% de sua bancada. Outros partidos também diminuíram as bancadas, como Patriota (6 para 4), Cidadania (8 para 6), Pros (10 para 7), Podemos (11 para 9) e Solidariedade (13 para 10).