União Europeia destina 35 milhões de euros para combater desmatamento na Amazônia
Iniciativa foi divulgada no domingo (9)
Foto: Reprodução / Polícia Federal
A União Europeia anunciou, no domingo (9), um programa de 35 milhões de euros para combater o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A iniciativa, divulgada durante a visita do comissário de Meio Ambiente da UE, Virginijus Sinkevicius, a Letícia, na Colômbia, visa fortalecer parcerias com as populações locais e assegurar a preservação da floresta tropical.
"Estou feliz por voltar a Letícia, coração da Floresta Amazônica. Estamos lançando um programa de 35 milhões de euros por cinco anos, dedicado a assegurar que daremos mais um passo na preservação da Amazônia", afirmou Sinkevicius em um vídeo. Ele ressaltou a importância de trabalhar em conjunto com as comunidades locais, construindo capacidades e melhorando seus meios de subsistência.
O projeto faz parte do Global Gateway, um megaprograma de investimentos da UE com o objetivo de ampliar sua influência no mundo. A iniciativa busca enfrentar os desafios relacionados à região amazônica, como a necessidade de fortalecer a democracia, combater a pobreza e explorar oportunidades na bioeconomia circular.
Durante sua visita a Letícia, Sinkevicius também se reuniu com a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro teve como objetivo discutir os principais desafios da região amazônica e explorar maneiras de enfrentá-los.
O programa de cinco anos representa um compromisso significativo da União Europeia em contribuir para a preservação da Amazônia e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. Com parcerias estratégicas e investimentos direcionados, espera-se que o projeto tenha um impacto positivo na proteção desse importante bioma e na melhoria das condições de vida das comunidades locais.