União Europeia pode vetar entrada de brasileiros devido a alta curva de contaminações
Lista com o nome das nações que não terão acesso as fronteiras ainda não foi divulgada
Foto: Reprodução
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, afirmou que o país vai seguir as determinações de controle epidemiológico da União Europeia e pode fechar as fronteiras para viajantes do Brasil. Na última semana, a Comissão Europeia informou que o bloco vai reabrir, gradualmente, a fronteira para visitantes de fora da UE, mas apenas para países autorizados.
A lista com as nações vetadas ainda não foi divulgada, mas a escolha terá como base o critérios de controle de infecções do novo coronavírus. Com a cuva de contaminação em alta, o Brasil pode ser vetado na União Europeia.
"A partir do momento que houver a sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, nós cumpriremos a regra comum relativa a países terceiros", disse António.
"Não é a decisão de nenhum governo. [A lista de barrados] será fixada pela Agência Europeia de Prevenção da doença em função da situação epidemiológica em cada um dos países. Vai-se analisar se a Europa vai abrir a fronteira a pessoas oriundas desses países. Nós aguardamos que a agência fixe os critérios."
Questionado sobre como tem acompanhado o desenvolvimento da situação brasileira, o chefe do governo português disse que não tem havido contatos diretos sobre a pandemia, mas declarou que o país está à disposição para ajudar. "Se o governo brasileiro desejar, poderá sempre contar com Portugal."