União Europeia promete ajuda substancial a novo fundo de danos climáticos
Medida será lançada na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Foto: Reprodução/Pixabay
A Comissão Executiva da União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (13) que o bloco fará uma contribuição financeira "substancial" para um novo fundo internacional destinado a combater os danos causados pelas mudanças climáticas. O primeiro fundo mundial de "perdas e danos" climáticos deverá ser lançado durante a cúpula climática COP 28 das Nações Unidas, que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Até o momento, a UE não especificou o tamanho da contribuição planejada. No entanto, o bloco de 27 nações também planeja se comprometer com o financiamento na COP 28 para ajudar os países a cumprir a promessa de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030, conforme declarado em um comunicado.
Embora tenha demonstrado interesse, nenhum país fez uma promessa financeira específica para o fundo. O enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, disse que Washington colocará "milhões de dólares no fundo na COP", durante o Fórum de Nova Economia da Bloomberg, em Cingapura, na semana passada.