União Europeia promete realizar vacinação contra a Covid-19 ao mesmo tempo em todos os países-membros
Reunião que vai discutir liberação de duas vacinas será realizada na próxima semana
Foto: Reprodução/Politize
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta quarta-feira (16) que todos os 27 países do bloco devem vacinar sua população "no mesmo dia", assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu. “Começaremos a vacinação o mais rápido possível todos juntos, todos os 27, no mesmo dia, da mesma forma que passamos por esta pandemia juntos”, disse, em uma sessão do Parlamento Europeu, em Bruxelas. A Agência Europeia de Medicamentos (AEM), com sede em Amsterdã, adiantou para 21 de dezembro uma reunião que vai discutir a liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.
Caso seja aprovada, é possível que uma campanha de vacinação comece já antes do Natal. Os países pressionam por uma aprovação mais acelerada, depois que o Reino Unido autorizou vacinar sua população no início do mês. O país deixou a União Europeia no início do ano Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Saúde do Reino Unido informou que 137.897 pessoas já foram vacinadas durante a primeira semana de campanha.
Von der Leyen reforçou para os deputados europeus que a vacina da Pfizer e BioNTech é apenas uma da seis que já foram contratadas pela União Europeia. Além da Pfizer, o bloco comprou os imunizantes da AstraZeneca, CureVac, Johnson & Johnson, Moderna e Sanofi-GlaxoSmithKline. Caso todas essas vacinas forem aprovadas, os 27 países (que somam cerca de 450 milhões de habitantes) terão, ao todo, dois bilhões de doses.