União Europeia suspende retaliações contra os EUA após Trump reduzir taxas
Contramedidas foram colocadas em 'espera' por 90 dias pelo bloco

Foto: Divulgação
A União Europeia vai fazer uma pausa nas primeiras contramedidas contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump reduziu temporariamente as taxas que determinou para dezenas de países.
O bloco iria adotar contratarifas sobre cerca de 21 bilhões de euros de importações dos EUA na próxima semana, em resposta às tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio. A UE ainda avalia, no entanto, como responder às tarifas sobre automóveis dos EUA e às taxas mais amplas de 10% ainda em vigor.
“Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira (10).
Nessa quarta-feira (9), Trump suspendeu a maior parte de seus novas tarifas, mas intensificou uma guerra comercial com a China, a segunda maior economia do mundo e o segundo maior fornecedor de importações dos EUA, com um aumento das tarifas sobre as importações chinesas para 125% em relação ao nível de 104% que entrou em vigor.
O presidente norte-americano também assinou uma decreto com o objetivo de reduzir o controle da China sobre o setor de transporte marítimo global e revitalizar a construção naval dos EUA.