Unicef aponta que uma criança vira refugiada a cada segundo na Ucrânia
A cada minuto 55 menores de idade deixam o país
Foto: Unicef/Tom Remp
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados na última terça-feira (15), mostram que uma criança vira refugiada a cada segundo na Ucrânia. Desde o dia 24 de fevereiro, quando começou a invasão russa, várias crianças morreram ou ficaram feridas, sendo que 1,5 milhão fugiram do país. De acordo com o porta-voz da agência, James Elder, a cada minuto 55 menores de idade deixam o país.
"Esta crise, por sua velocidade e sua magnitude, não tem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial", disse o porta-voz. Ele ressaltou que as crianças correm "o risco de se ver separadas dos pais, sofrer violências, ser exploradas sexualmente ou servir ao tráfico" de pessoas.
James Elder lembra que menores de idade precisam, desesperadamente, de “segurança, estabilidade e serviços de proteção social, especialmente os que estão desacompanhados”. Além disso, ele afirma que a “saída mais rápida desta catástrofe é o fim da guerra”. Em comunicado, o representante pede o fim dos ataques em áreas com civis.