• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Unijorge oferece atendimentos gratuitos para rastreamento do câncer de mama e colo do útero
Bahia

Unijorge oferece atendimentos gratuitos para rastreamento do câncer de mama e colo do útero

Parceria com Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ proporciona consultas e exames preventivos

Por Da Redação
Ás

Unijorge oferece atendimentos gratuitos para rastreamento do câncer de mama e colo do útero

Foto: GETTY IMAGES

O Curso de Enfermagem da Unijorge, em parceria com o Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+, está oferecendo atendimentos gratuitos voltados para o rastreamento e controle do câncer de mama e colo do útero. A iniciativa é direcionada a mulheres e população trans.

As consultas estão agendadas para os dias 20 e 27 de outubro, no Instituto de Saúde, localizado no campus Paralela, em Salvador. Os atendimentos serão realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, mediante a apresentação de documentos como RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

O serviço compreende consultas para coleta de exames preventivos e triagem para possíveis encaminhamentos para mamografia, nos casos indicativos. Serão disponibilizadas 30 vagas por dia. A prestação do serviço será realizada por acadêmicos do curso de enfermagem da Unijorge, sob a orientação dos professores da instituição. O agendamento prévio deve ser feito através do Whatsapp (71) 99611-6919.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil estimou 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A Bahia possui uma taxa estimada de 43,28 casos para cada 100 mil mulheres. Quanto ao câncer do colo do útero (CCU), são registrados aproximadamente 570 mil casos e 311 mil mortes anualmente no mundo, com cerca de 87% a 90% das mortes ocorrendo em países em desenvolvimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário