Brasil

Universidades federais têm déficit de 4.900 professores

UFRJ lidera a lista das instituições com mais carência; Ufba aparece em 11°

Por Da Redação
Ás

Universidades federais têm déficit de 4.900 professores

Foto: Divulgação/UFRJ

O déficit atual no quadro docente das universidades federais brasileiras é de 4.900 professores. O levantamento foi feito pelo R7, com dados do Portal de Dados Abertos, do governo federal.

Os números consideram professores do magistério superior, de 1º, 2º e 3º graus, titular-livre e de ensino básico, técnico e tecnológico das universidades federais. Os postos estão vagos por motivos como aposentadoria, falecimento, exoneração, demissão, promoção e indicação para cargos de confiança. O Ministério da Educação ainda não respondeu sobre o tema.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista de vacâncias, com 323 professores a menos do que o determinado em lei. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 282 faltas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 216 desfalques.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba), única do estado na lista das 20 instituições com mais carência, aparece em 11° e possui um déficit de 122 professores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário