• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Universo tem idade estabelecida em 13,8 bilhões de anos, segundo estudo
Mundo

Universo tem idade estabelecida em 13,8 bilhões de anos, segundo estudo

Os físicos pegaram as observações e trabalharam como restauradores de fotos

Por Da Redação
Ás

Universo tem idade estabelecida em 13,8 bilhões de anos, segundo estudo

Foto: New Scientist / Science Photo Library / Nicolle R. Fuller / Reprodução

O Universo pode ter a idade de 13,8 bilhões de anos segundo pesquisadores da Universidade Stony Brooks, nos EUA, com base em observações realizadas pelo Atacama Cosmology Telescope (ACT), situado no Chile, que permitiram ao time analisar a mais antiga luz do Universo, conhecida como radiação cósmica de fundo em micro-ondas. Essa definição tem implicações para a Astrofísica e está gerando debates na comunidade científica, já que anteriormente foi estabelecido uma idade centenas de milhões de anos a mais para o cosmos.

Segundo análise, essa radiação eletromagnética, analisadas pelos estudiosos,  marca o momento em que prótons e elétrons se uniram para formar os primeiros átomos após o Big Bang e, sendo assim, serve de referência para que os cientistas possam calcular quando o nascimento do Universo se deu. No caso do estudo da Stony Brooks, os físicos da instituição pegaram as observações do ACT e trabalharam mais ou menos como restauradores de fotos.

Segundo explicou um dos membros do time, os cientistas eliminaram distorções na imagem no tecido espaço-tempo oriundas da passagem dos milênios para reconstruir o cenário original do momento em que os primeiros átomos surgiram. 

Saber essas informações, pode influenciar a compreensão da sua geometria, como se deu a sua evolução e como tudo o que existe nele, incluindo como surgiram o planeta e os seres vivos. Além disso, esse conhecimento pode permitir que os cientistas possam fazer previsões mais acertadas sobre quando e como o cosmos “morrerá”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.